sábado, 25 de julho de 2009

I SEMINÁRIO DE LEITURA EM DUQUE DE CAXIAS - "CONSTRUINDO COMUNIDADES LEITORAS"


Oi professor e colegas de blog, eu e mais algumas colegas de nossa turma estivemos participando nos dias 14 e 15 de maio de 2009, do I Seminário de Leitura em Duque de Caxias - Construindo comunidades Leitoras, que foi bem interessante e eu gostaria muito de compartilhar com todos essa experiência.
Estiveram presentes vários Entidades através de seus representantes, dentre elas: COLÉGIO ESTADUAL GUADALAJARA, com a experência da Cultura e Educação Ambiental através da Leitura; O Problema da Violência atenuado pela Leitura, tudo pautado no tema de que "quem não lê, mal ouve, não fala e não vê. CENTRO DE REFERÊNCIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE DUQUE DE CAXIAS, pensar a História da Cidade e conhecer o Patrimônio Histórico e Cultural. Programa CARE Brasil São Paulo, formação de Renda; Trabalho e Educação; Formação Geral no Combate a Pobreza. BIBLIOTECA LEONEL BRIZOLA, Ações em prol da Leitura e Comunicação; Ler para ter consciência da Leitura do Mundo. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS, Compromisso com a Educação; Consciência dos alunos no contato com a leitura; Ousadia como função principal no uso da leitura. JOSÉ CASTILHO MARQUES NETO, Secretário Executivo do PNLL ( Plano Nacional do Livro e Leitura ), A Democratização do acesso a Leitura; Formação dos Mediadores de Leitura; Trabalhar a idéia de valorizar o ato de ler; Se apaixonar pela literatura; Trabalhar com o incentivo a Cadeia Produtora do Livro; Incentivo Geral a Leitura,; Dar condição a criança para que ela tenha acesso a leitura em sua própria comunidade, com a Construção de Bibliotecas Públicas. JOSÉ ANTÔNIO DE MELO CÂNDIDO, Atingir os alvos escolares, através do pensamento positivo; Criação de uma Política Pública para o Livro e a Literatura permanente e constante.
Estiveram presentes outros participantes, mas este texto ficaria muito extenso, só gostaria de registrar que eu aprendi muitas coisas nesse Seminário, entre elas "que devemos olhar para o passado e pensar no futuro; olhar para o futuro com a atuação no presente. só assim conseguiremos o sucesso em nossos atos e ações. Conheci também os Jovens Mediadores de Leituras, que são maravilhosos, eu e nossa colega Márcia nos apaixonamos pelo Projeto e pretendemos buscar mais informações sobre como participar dele.
É isso pessoal, bjs....

Um comentário:

  1. Parabéns! Participar de eventos dessa natureza e estabelecer relações com nossa disciplina ajuda a pensar melhor na prática de alfabetização.

    ResponderExcluir