quinta-feira, 16 de julho de 2009

POSTAGEM DA AULA DO DIA - 09/07/09




ACONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA

Neste dia ocorreu uma pequena confusão com relação aos textos ,quando a maioria da turma acabou tirando a xerox do texto complementar, mas depois de tudo esclarecido e todos com o texto certo, fizemos a leitura e o debate sobre o texto: "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA" (Aprender a Ler e a Escrever), da Ana Teberosky e Teresa Colomer.

O principal enfoque do texto é o processo de aprendizagem da leitura e da escrita visto pela criança, e também a construção da escrita como sistema representativo da linguagem.
Ao analisar os conhecimentos desenvolvidos pela criança, descobre-se que é essencial a criação de contextos variados dentro da sala de aula, visto que é importante para o conhecimento e o desenvolvimento da criança no seu contato com a escrita.
É importante incentivar a criança na construção de hipóteses, assim ela desde cedo já manterá contato com o universo da escrita, ainda na sua fase pré-silábica, já fazendo uso da correspondência alfabética.Saber a inicial de seu nome e de outros objetos vai ajudar a criança na construção de hipóteses. Todas as crianças tem capacidade para construir hipóteses sobre a escrita, não importa o ambiente de onde ela venha, seja ele de uma classe letrada ou de uma classe que não tenha contato com a leitura.
Ao adquirir o conhecimento de assimilação, a criança já tem o domínio da imagem e do conhecimento, e já consegue fazer uso desse conhecimento sozinha.
Na modalidade silábica, a criança embora não conheça a escrita, mesmo assim ela já tem noção do que está lendo e pode fazer a correspondência entre uma sílaba e cada letra.
No Construtivismo, o professor deve identificar as dificuldades da criança e procurar ajudá-la no processo de construção do conhecimento da leitura e da escrita; na construção de hipóteses, na sedimentação do saber, na aprendizagem normativa e no processo de tematização.
O contato com a leitura faz com que a criança tenha noção da escrita. No princípio de quantidade mínima e no princípio de variedade interna de caracteres, as crianças vão construir hipóteses como um meio de diferenciar para elas o que deve ser lido e como deve ser lido. Essas hipóteses são construídas no processo de alfabetização inicial, e são hipóteses que se constroem porque não são transmitidas diretamente.
Ao construir a intencionalidade comunicativa, a criança desenvolve a função de informação dentro da comunicação, através de textos que informem e tenham finalidade social. A escrita não é um objeto, ela é uma representação escrita, e serve para diferenciar os objetos escritos nominalmente. Na concepção da função simbólica da escrita vê o que o texto diz e não o que as pessoas falam, ela consegue relacionar o conteúdo a embalagem mesmo sem saber ler o que está escrito, porque o texto já indica o nome do objeto.
Na hipótese do nome, as crianças representam o nome do que está escrito, a partir dos dois anos já são capazes de identificar a imagem através do conhecimento sobre a linguagem, para elas a escrita ajuda a representar o desenho e ao ecrever o nome aprendem a diferenciar os objetos.
Na hipótese entre "o que está escrito" e "o que se pode ler", a criança vai desenvolver a interpretação do que se pode ler elaborado a partir do que está escrito, elas começam a interpretar os níveis de interpretação através da localização de todas as partes de uma oração escrita. Quando a criança escreve, ela quer representar o que ela lê, ela vê a sílaba como pedaços constituídos, só quando ela estiver alfabetizada vai entender a noção do espaço que as palavras ocupam.
Na concepção da escrita e da linguagem escrita, há uma interferência entre a ortografia e a escrita dos fonemas, onde a ortografia é vista como uma denominação arbitrária. Na percepção da unidade da fala, a representação dos sons não são iguais ao sentido das palavras. Somente as crianças já alfabetizadas conseguem fazer uma análise morfológica das palavras, ou seja, conseguem identificar as partes constituintes de uma palavra .

Termino minha postagem após a leitura do texto, com a certeza de que para a criança trilhar um caminho evolutivo com relação a construção do conhecimento sobre a escrita, é necessário que a aprendizagem lhe cause prazer e lhe sirva de incentivo em seu caminho rumo ao processo de compreensão do conhecimento.

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