terça-feira, 30 de junho de 2009

TEXTO DA EMÍLIA FERREIRO : "ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO"





Essa reflexão é referente a aula do dia 25/06, que não aconteceu porque o professor Ivan não pode comparecer a FEBF, mas ele nos deu como tarefa ler o texto com os dois capítulos (OS PROBLEMAS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO ESCRITA DA LINGUAGEM e A INTERPRETAÇÃO DA ESCRITA ANTES DA LEITURA CONVENCIONAL ) e fazer uma postagem. Eu não sei bem se minha reflexão esta correta, mas foi assim que eu entendi o texto , que eu estou complementando com um material do meu estágio com as crianças na educação infantil.
Até chegar a representação alfabética ou seja numa fase pré-silábica da linguagem, a criança passa antes pelos princípios alfabéticos onde tem início a construção dela com os seus rabiscos que só ela entende, depois ela passa a elaborar suas próprias representações sílabicas, até chegar a nossa forma linguística. A criança entende que a escrita dos nomes é proporcional ao tamanho do objeto ou do ser a que ela está se referindo. A criança não consegue definir com precisão os objetos quanto a quantidade e a aparência assumida.
Na representação escrita, o ponto central para ela é de que para escrever coisas diferentes é preciso utilizar formas diferentes, mas para a criança, ao tentar escrever ela acha necessário juntar uma quantidade de letras ( que nunca é inferior a tres), com a variedade que existe entre elas (que não podem ser repetidas).
Na hipótese silábica, onde cada gráfia traçada corresponde a uma sílaba pronunciada, a criança passa a trabalhar usando duas formas de grafia para escrever palavras com duas silábas, é quando ela vai lembrar que são necessárias tres letras para escrever uma palavra.
Quando a criança passa pela transição da hipótese silábica para o estágio da escrita alfabética, ela começa a perceber que escrever é representar as partes sonoras das palavras e compreender que cada letra escrita vai corresponder a um valor menor que a sílaba. A partir dessas descobertas ela vai começar a formar outras representações de várias sílabas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário