sábado, 27 de junho de 2009

RELATÓRIO DA AULA DE TAE LP I - 18/06/09

Neste dia o professor Ivan definiu a conclusão do calendário do semestre, marcando a data da 2ª socialização e das últimas postagens. Contínuamos a aula com uma rápida reflexão sobre o texto nº 04, do Erik Jacobson; "PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL E ALFABETIZAÇÃO INICIAL NA ESCOLA : PERSPECTIVA SOCIOLINGUISTICA", que tem como principal tema a valorização que os professores devem dispensar as crianças na alfabetização inicial, em relação aos conceitos e habilidades que elas já dominam com relação a comunicação oral ou escrita, antes de entrarem na escola e ao destaque que a escola deve dar a oralidade e a escrita na sala de aula.
A escola não pode ser neutra ou abstrata, ela deve ter presença ativa, já que funciona como o ponto de partida para a construção do conhecimento e espaço para a aquisiçao do saber. O grande desafio da escola hoje é procurar diminuir as dificuldades da criança dentro da sala de aula.
Existem diferentes contextos de alfabetização em uma mesma situação linguística, mas não existe norma padrão diferente, todas as práticas são iguais, vai depender da situação e do momento que você vive.
No trabalho da professôra com a criança na sala de aula, a oralidade e a escrita são aliadas importantes na aplicação do conhecimento, principalmente para que elas aprendam a registrar os conhecimentos adquiridos.
Ao trabalhar os aspectos textuais, as crianças aprendem o processo de criar e produzir textos, dai a importância da escola estar atenta as necessidades da criança quanto ao uso de línguas diferentes e de criar com elas atividades linguísticas, para que a comunicação aconteça em todos os níveis de conhecimento.
Dependendo do planejamento do professor, a aula pode se transformar num espaço em que o aluno vai adquirir grandes experiências tanto com a leitura quanto com a escrita, cabe a eles a tarefa de construir uma ponte entre as diversas formas de linguagem, ele deve atuar como uma espécie de mediador entre o aluno e a aquisição do uso da linguagem.
Numa situação escolar em sala de aula, o professor é o responsável pelo turno da conversa, embora deva existir uma interação entre os alunos e o professor. O turno precisa ser mediado até que as crianças cheguem a um nível em que elas próprias começem a organizar os turnos, sem a interferência do professor.
A socializção nas escolas deveria ser pensada pelos professores como um entendimento de relacionamentos diversos, além é claro, de ensinar as relações entre a oralidade e a escrita. Dentro das modernas tecnologias que surgem a cada dia e dos novos conceitos de aprendizagem é possível modificar os modos de aplicar os conhecimentos e ter esperança num futuro com mudanças na sociedade.

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