sexta-feira, 26 de junho de 2009

POSTAGEM DO TEXTO: CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA

Trabalhamos nos dias 21 e 25 de maio o texto: " CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA" , da Ana Teberosky.
Na última aula o professor Ivan trabalhou a reflexão do texto em forma de dinâmica; foi uma aula bastante movimentada e bem aproveitada, pelo menos por mim, ponto para você professor.
Na visão da autora atualmente a aprendizagem sai do ambiente familiar e vai para a sala de aula, onde uma aprendizagem vai complementar a outra, mesmo porque a visão da construção do conhecimento é eterna e nós estamos sempre em um constante processo de aprendizagem.
A visão sócio-construtivista supera as visões tradicionais na forma de socialização entre as crianças e a linguagem escrita, partindo da necessidade de colocar a criança em contato com materiais de leitura onde ela vai aprender a manipular as diversas formas de informações do tipo: jornal, revista, livro, carta, etc... , claro que cabe a escola proporcionar esse ambiente propício de leitura.
Embora o Construtivismo e o Sócio -construtivismo estejam situados no mesmo campo de aprendizagem, ambos individualmente vão sofrer influência do meio cultural, principalmente com relação a bagagem de conhecimento que a criança vai levar para a sala de aula, que pode estar ligada tanto ao nível econômico quanto a base cultural e social.
Os contextos e os suportes naturais desempenham um papel importante dentro da escola, na medida em que vão ampliar o conhecimento da criança na sala de aula e vão auxiliar na aprendizagem através do material utilizado.
Embora a criança não tenha ainda o conhecimento da leitura , ela tem uma noção preliminar do que está escrito no livro . É o professor que vai servir de mediador entre o aluno e essa aprendizagem, onde ele pode exercer o papel de escriba, estabelecendo uma relação na funcionalidade da escrita com as crianças dentro da sala de aula.
A escrita é importante dentro da aprendizagem , porque ela está ligada a produção e controle da leitura, visto que , há uma interação estrutural entre a palavra e a escrita.
Aos professores cabe o papel de estarem sempre autalizados com relação as diversas formas de aprendizagens e os contextos de alfabetização para que todas as crianças sejam incuídas no mundo da leitura, da escrita e do conhecimento.

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