terça-feira, 28 de julho de 2009

AVALIAÇÃO FINAL DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO


Relendo o texto "CONTRUINDO O PORTFÓLIO ELETRÔNICO", onde começamos todo o processo de Avaliação Formativa, acredito que foi cumprido bem o papel do texto com relação a nossa avaliação e aos contextos propostos.
A avaliação formativa tinha como proposta discutir e vivenciar novas experiências, com a necessidade de se construir novas formas de avaliação pensadas em conjunto entre professor e aluno numa troca de informações e aprendizagens contínuas, que servirão de incentivo em nossa caminhada como futuros professores.
Lembro bem que no início da construção do portfólio eu usava o computador muito pouco em meus trabalhos da faculdade, na internet ao invés de navegar eu me afogava literalmente. Com o desenvolvimento do portfólio eu hoje consigo mim manter razoavelmente navegando, mas o principal benefício de tudo eu vejo nos meus conhecimentos adquiridos, experiências vivenciadas e os trabalhos que foram feitos e postados por mim no blog, creio ter cumprido os princípios norteadores do portfólio nessa parceria conjunta aluno-professor trabalhando juntos.
Na minha trajetória individual, acredito ter cumprido a contendo todos os meus compromissos assumidos para uma boa aprendizagem e um bom desenvolvimento na disciplina de Tendências Atuais do ensino de língua portuguesa I. Quanto ao que eu esperava em relação a disciplina e ao conteúdo proposto, todas as minhas expectativas foram satisfeitas, como também em relação a você professor Ivan, que não deixou de realizar com perfeição seu papel de orientador e norteador de conhecimentos.
Sobre os Propósitos Gerais, acredito ter cumprido todos, principalmente ao analisar minha caminhada, juntamente com as minhas conquistas e aprendizagens desde o início da criação do blog até este momento de avaliação, quando penso que todos os objetivos foram evidenciados com progresso e sucesso. Procurei em todas as aulas presenciais e nas minhas tarefas postadas no portfólio cumprir os Propósitos Específicos que foram por mim evidenciados.Quanto aos Descritores, deixo ao seu critério a avaliação professor, conto com sua compreensão avaliativa.
Sobre está próxima Socialização, confesso que estou tranquila, pois sei que cumpri o que eu prometi a mim mesma no início da disciplina e na última socialização, que era pesquisar e aprender uma nova forma de avaliação e novas aprendizagens através das novas ferramentas a mim apresentadas. O nervosismo da primeira Socialização foi deixado para trás, agora estou mais madura, com uma bagagem maior de conhecimentos, e principalmente com experiências positivas

2 comentários:

  1. Zezé, fico muto feliz por seu vitória!! Você demonstrou garra e comprometimento no processo todo de nossa disciplina!

    Fico feliz que tenha fechado com êxito o semestre!! Nossa proposta foi encerrada com alcance dos objetivos por vocês e por mim!! Acreditar que é possível fazermos a diferença é que faz com avancemos na direção de uma educação de qualidade e que leve os alunos a aprender!!!

    O bom é olhar para trás e vermos o quanto somos capazes de avançar, de mudar... Assumir este compromisso é de grande coragem!! Parabéns por também acreditar na " nossa loucura " de fazermos diferente e de fazermos " a diferença. Como diria Raul Seixas, "eu vou ficar maluco beleza" ou "eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"...
    Voltarei para visitar seu blog e ver como está se saindo...ehehehhe...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por acreditar em mim professor, prometo continuar fazendo postagens interessantes,bjs

    ResponderExcluir