terça-feira, 12 de maio de 2009

ATIVIDADES REALIZADAS COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A LEITURA EM CRIANÇAS COM 5 ANOS


PRIMEIRA ATIVIDADE:

O objetivo desse jogo é desenvolver as habilidades linguísticas e cognitivas da criança e desenvolver sua compreenssão da leitura.


A professora juntamente com os alunos vão criar um trenzinho, com um grau diferente de dificuldade em cada estação.
1ª - ESTAÇÃO: Contém as vogais;
2ª - ESTAÇÃO: Contém o alfabeto;
3ª - ESTAÇÃO: Contém sílabas trabalhadas;
4ª - ESTAÇÃO: Contém palavras;
A medida que a criança percorre as estações, vai melhorando seu desempenho e vai avançando para a estação seguinte.


SEGUNDA ATIVIDADE:

O objetivo da professora é desenvolver a interpretação e a memorização das crianças.

Juntos a professora e os alunos vão formar um círculo, onde ela iniciará a brincadeira contando uma história, ao escutá-la os alunos entram na narrativa e passam a recontar a história compartilhando as sensações dos personagens. Os gêneros podem variar entre: contos, parlendas, histórias em quadrinhos, etc...

TERCEIRA ATIVIDDADE:

O seu objetivo é incentivar os alunos a fazer a comparação entre textos novos com textos já conhecidos.

Numa roda de leitura, a professora vai ler para as crianças uma história (Cinderela, A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, etc....), depois ela pode contar uma historinha
da Turma da Mônica; em seguida ela incentivará os alunos a identificar quais as diferenças de um tipo de história para a outra.


QUARTA ATIVIDADE:

O objetivo dessa brincadeira é estimular a pronúncia clara dos sons e fazer com que as crianças percebam os sons da língua produzidos por ela mesma.

A professora pode levar para a sala de aula um som, e fazer com que as crianças escutem músicas conhecidas com pequenas paradas, onde as crianças vão ficar com a tarefa de completar a música interrompida.


QUINTA ATIVIDADE:

O objetivo do jogo será fazer com que as crianças aprendam a distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos e também fazer com que elas reconheçam a ortografia das palavras.

A professora com a ajuda dos alunos vai fazer pequenos cartões com determinados pares de letras que tenham pronúncia e som parecidos.
Durante o jogo cada criança pegará um cartão e sua tarefa será falar uma palavra que contenha as duas letras escritas no cartão.

Essa atividade é baseada no texto: PROCESSOS INICIAIS DE LEITURA E ESCRITA, de Rosineide Magalhães de sousa.


Nosso grupo é composto por: Márcia, Kelly, Bruna Alessandra e Maria José.

Um comentário:

  1. Maria, as atividades estão bem descritas, porém, é fundamental que vocë contextualize. Isto significa que é preciso informar o que significam estas atividades (foram solicitadas a partir da leitura do texto XXX, de autoria de XXX ). Além disso, cada atividade deve indicar os objetivos que se pretende alcançar... Ok? Acrescente estas informações.

    ResponderExcluir