quarta-feira, 20 de maio de 2009

Relatório da aula de TAE LP I - 30/04/09

Discutimos dois textos: "Ele não pode faltar" da revista Nova Escola e PROCESSOS INICIAIS DE LEITURA E ESCRITA de Rosineide Magalhães de Sousa.
O primeiro destaca a importância do alfabeto estar presente na sala de aula, principalmente nas séries iniciais, onde ele é de grande ajuda para que os alunos possam tirar suas dúvidas com relação a grafia e a representação das letras.
O segundo fala de conhecimentos e experiências de práticas pedagógicas no inicio de alfabetização, com relação ao conhecimento de leitura que a criança já leva de casa para a escola. As diferenças entre a Teoria Condutivista e o Construtivismo que rompeu com a idéia de que a criança precisava ter um determinado tempo para aprender. A diferença entre oralidade e escrita e os diversos gêneros textuais e tipologia textual; onde o professor Ivan sugeriu que fosse feita uma pesquisa sobre a diferença entre gênero e tipologia textual, como também a criação de atividades que ajudem no desenvolvimento e habilidade da criança no ínicio da alfabetização, o meu grupo ficou com a tarefa de desenvolver a atividade para crianças com 5 anos.

Um comentário:

  1. Boas reflexões, mas poderia apresentar ideias mais específicas de cada um dos textos... O problema de registrar com esta distância de tempo é que algumas informações se perdem...

    ResponderExcluir