quinta-feira, 28 de maio de 2009

ORALIDADE E ESCRITA

Nas últimas aulas estudamos e debatemos o texto: ORALIDADE E ESCRITA , perspectivas para o ensino de língua materna, através de comentários e de um exercício reflexivo.

A escrita é vista como a principal forma de linguagem e portanto teria priorídade na aprendizagem escolar e a fala é vista como a base para a escrita. Embora a fala e a escrita utilizem o mesmo sistema linguístico, ambas apresentam características que as diferenciam. Tendo em vista que a escrita seria mais complexa e secundária em relação a fala que se apresenta de forma mais coloquial e é vista como primária, entretanto ambas trabalham com o desenvolvimento do plano cognitivo da criança.
Na criança a fase da oralidade vem bem antes da escrita, porque ela faz primeiro a relação entre a imagem e o som para só depois estabelecer uma relação do som com a imagem e a escrita.
Considerada com primária a fala leva vantagem em relação a escrita porque já está definido dentro da cultura que todos aprendem a falar antes de ler e escrever, daí ficar tão evidente a importância da oralidade na escola, principalmente na educação infantil. Mas eu acredito que o papel da escola não é apenas ensinar as crianças a fala em si, mas a fala que melhor se adapta as diferentes situações comunicativas que a criança vai enfrentar no decorrer da sua vida

Um comentário:

  1. Muito boas as suas impressões sobre a temática em foco. Após a finalização do processo de análise dos textos, creio que haverá um enriquecimento das ideias aqui colocadas.

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